SindSaude Segunda-feira, 18 de junho de 2018

• 02/03/2018

Rebeldes. Ousadas. Corajosas.

SindSaúde prepara Encontro para debater gênero

Para comemorar a nossa data com dignidade, o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, o SindSaúde preparou debate sobre a dura realidade que vivemos. Afinal somos a maioria na nossa categoria. 8 de Março também representa a celebração da luta e resistência das mulheres.

Somos rebeldes, ousadas, corajosas. E sobretudo teimosas. Uma teimosia que mudou muita coisa nesse mundo. Éramos consideradas apenas bibelôs. Uma ou outra, quando se destacava, chegava a ser perseguida.

E o que tem o 8 de Março? – As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incidente, ocorrido em 25 de março daquele ano, marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20. Só que os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século 19, surgiram organizações femininas de movimentos operários, que protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho chegavam perto de 15 horas diárias. Os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

De lá pra cá, foram inúmeras lutas. Lutas que vamos re-conhecer neste Encontro, que vai acontecer dia 17 de março, das 8h às 17h, em Curitiba. Faça já a sua inscrição pelo aplicativo SuperSind ou pelo email contato@sindsaudepr.org.br