SindSaude Terça-feira, 11 de dezembro de 2018

• 27/02/2018

8º Congresso do SindSaúde! Não fique de fora!

Prazo de inscrições das teses vai até 21 de maio

Está decidida a data do 8º Congresso, o maior evento da brava gente da Saúde. Será nos dias 22, 23 e 24 de março de 2019. Até lá temos muito trabalho pela frente. O primeiro passo é a apresentação das teses. A partir do tema “SindSaúde 30 anos: junto com a classe trabalhadora em defesa da Saúde Pública”, as/os filiadas/dos podem apresentam textos que tragam os elementos centrais da luta na defesa da saúde pública de qualidade.

O texto pode ter a análise da situação e apontar propostas. E podem ser entregues até o dia 21 de maio na sede do SindSaúde. O texto deve ter no máximo três laudas, tendo como parâmetro de fonte Arial tamanho 12. Em tempos de sucateamento do patrimônio público, é preciso refletir sobre como agir. Como manter o Sindicato firme na defesa pelo SUS 100% público, como tem feito há 30 anos.

Delegados – Em vários momentos o Congresso se transforma em uma plenária em que cada participante tem direito a um voto. São as delegadas e os delegados. Cada local de trabalho tem direito a eleger um número de delegados igual a 10% de seus filiados. Se em uma unidade existem 100 servidoras/es filiadas/os, o local terá direito a eleger 10 delegadas/os.

Plenária – São reuniões realizadas nos locais de trabalho para apresentar as teses e eleger os representantes. As plenárias estão previstas para começar em junho e serão amplamente divulgadas pelos veículos de comunicação do SindSaúde.

Oficinas preparatórias – Uma vez eleitas/os as/os delegadas/os, outra reunião é marcada para debater as teses. São as oficinas preparatórias. Essas oficinas também são realizadas nas regiões das unidades. Além de debater as teses, as/os servidoras/es podem ver como as experiências vividas naquele local podem se transformar em propostas de ação.

Grande momento – Enfim é chegada a hora. O Congresso se dá em três dias mágicos. O primeiro dia é dedicado às oficinas. São espaços para debater importantes assuntos como Saúde do Trabalhador, direito das mulheres, a defesa das aposentadorias e muito mais. Entre as oficinas, teremos momentos de música, de poesia, cirandas, conversas e muito mais.

Toda estrutura está sendo preparada para receber a categoria que, animada, vai dar aquela remodelada na nossa luta!

Participe e chame as/os colegas!