SindSaude Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

• 21/02/2018

Filas nas farmácias são a cara dessa gestão

SindSaúde alerta a população sobre os motivos do caos

Curitiba, Londrina, Maringá. São várias as cidades com a mesma realidade: filas enormes nas farmácias especiais. Enquanto isso, o secretário da Saúde Caputo Neto não se cansa de fazer campanha. Segue com sua agenda de repasses à iniciativa privada. Aliás, o site da Sesa parece mais um blog do político, do secretário-candidato.

Para chamar a gestão para a realidade e mostrar aos usuários do SUS que a culpa não é das/dos servidoras/es, o SindSaúde está visitando farmácias de todo o Estado. Tudo isso para contar que o governador e o secretário-candidato já conhecem o problema há muito tempo, mas solução que é bom, NADA. Não se trata de uma prioridade para esses gestores.

As filas são geradas pela falta de pessoal. Enquanto isso, centenas de profissionais aprovados no concurso de 2016 estão prontos para trabalhar. O governo não resolve o assunto porque tem outros planos para a Saúde pública. Tudo o que essa gestão tem feito é repassar a administração. Abrir mão da responsabilidade.

Jogo de cena – Em meio à crise nas farmácias especiais, o secretário-candidato se adiantou para anunciar o programa de agendamento de entregas. Como tudo nessa gestão, o programa surge sem planejamento e em ano eleitoral e ainda depois de o Sindicato ter feito informativo para informar as/usuárias/os. E olha que desde o ano passado o Sindicato e a mídia têm denunciado as longas filas na Farmácia especial de Curitiba.

Construção – As ações nas farmácias especiais marcam o início de uma mobilização mais intensa da brava gente da Saúde. A categoria não vai ficar calada diante do jogo de cena do secretário-candidato em ano eleitoral. É preciso mostrar o quanto a Saúde regrediu. O quanto as/os servidoras/es foram desrespeitadas/os e expostas/os ao adoecimento nos últimos quatro anos.

Confira AQUI o panfleto distribuído para os usuários das farmácias especiais.

E AQUI os áudios que estão rodando perto das farmácias especiais.