SindSaude Quinta-feira, 19 de julho de 2018

• 22/01/2018

Não dá uma dentro!

Imagem da internet
    Vacina errada é comprada a peso de ouro

O Paraná foi o único Estado a comprar vacina da dengue. Uma vacina errada e cara. O ex-diretor do Instituto Butantã, Isaías Raw, disse ao jornal Folha de S.Paulo “estranhar a compra porque a vacina não é contra os quatro tipos de dengue e a conclusão a que chegamos é que a vacina é um perigo para quem nunca teve dengue”.

Em 2016, a aplicação da vacina foi questionada. No mesmo ano houve questionamento quanto a dar a vacina em quem não havia tido a doença. Se tomasse a vacina e depois fosse picado por um mosquito contaminado, teria dengue hemorrágica. E agora em março é pra ter a terceira e última dose.

Seria necessária a aquisição dos lotes terceira fase da vacina para aplicar em quem já tomou as duas doses iniciais. Mas tem questionamento técnico.

Só que não – Como o risco é grande, o que o Sindicato está sentindo é que os técnicos da Sesa se sentiriam constrangidas de abordar a população para tomar nova dose da vacina. Com tantos argumentos, quem consegue se expor e incentivar o outro a tomar a vacina?

À tona – O repórter Rogerio Galindo, do semanário Gazeta do Povo, divulgou em seu blog que o governo do Estado gastou R$ 50 milhões com as vacinas aplicadas em 2016. O custo chegaria R$ 90 milhões com a próxima fase da campanha, prevista para março deste ano.