SindSaude Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

• 05/12/2017

Fora com a reforma e Fora Temer

Mobilização teve adesão em todo o país

Não foi a greve geral que todos esperavam, mas teve luta por todo o país neste dia 5 de dezembro. Enquanto Michel Temer acelera as negociatas com os partidos para reunir os votos necessários para aprovar a chamada Reforma da Previdência no Congresso, trabalhadoras e trabalhadores de todo o país e de todos os seguimentos foram às ruas.

Em Curitiba a mobilização aconteceu na Praça do casal nu, no centro da cidade. Os manifestantes, a maior parte de servidoras/es públicos federais e estaduais, não perderam a chance de dialogar com a população sobre os perigos trazidos pelas possíveis mudanças na Previdência. Também foi feito o debate sobre os demais ataques contra os direitos das/os trabalhadoras/es.

Outra cidade do Estado onde houve manifestações foi Londrina. Lá o Coletivo de Sindicatos da cidade, que envolve tanto servidores públicos como trabalhadores da iniciativa privada, fez um ato que começou no calçadão e percorreu as ruas do centro da cidade. Como na capital, a linha dos protestos era o Fora com a reforma e o Fora Temer.

Falácia – O governo segue investindo forte em publicidade para tentar convencer a população de que tornar a aposentadoria mais difícil é bom. Serão 100 milhões de reais em propaganda sem falar na verba que é liberada para as/os deputadas/os gastarem em seus redutos. Acabar com a Previdência é prioridade para esse governo, que deve apostar todas as fichas na semana que vem. De acordo com os analistas, se ficar para 2018 vai ser muito difícil a reforma passar.

Adesão – Cidades como Belém, Aracaju, Mossoró, Goiânia, Fortaleza, São João Del Rei, São Luiz, Criciúma entre tantas outras pelo país afora também contaram com manifestações. Em São Paulo a concentração ocorreu na Avenida Paulista no final da tarde. No mesmo horário, uma segunda manifestação aconteceu em Curitiba, no Calçadão da Rua XV.