SindSaude Segunda-feira, 22 de outubro de 2018

• 23/11/2017

Trabalhadores da EBC entram em greve para preservar direitos ameaçados

SindSaúde se solidariza com o movimento

Jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – estão em greve desde o dia 14/11, em protesto contra a oferta apresentada pela direção da empresa de congelardos salários, de retirar direitos e de corte de benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018.

A decisão foi tomada em assembleia nacional da campanha salarial com um placar bastante folgado: 262 votos a favor e 14 votos contra a greve.

A data-base das categorias que compõem a Empresa é 1º de novembro. As/os trabalhadoras/es reivindicam 4% de reajuste para repor a inflação do período e perdas acumuladas. Mas a direção da EBC, depois de inúmeras rodadas de negociação, não aceita reajustar nenhuma das cláusulas econômicas e afirma que não vai avançar em relação à proposta de 0%.

A Empresa é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. Opera também serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio “Voz do Brasil”.

Greve – O SindSaúde se solidariza com as/os trabalhadoras/es da Empresa Brasil de Comunicação e avalia que o único instrumento legal de pressão é de fato a greve. E alerta as/os servidoras/es estaduais da saúde que é preciso começar logo a construir esse movimento para que o governador pare com tanto retrocesso e retirada de direitos. Só a pressão espanta o patrão.

Com informações do Portal Vermelho