SindSaude Quinta-feira, 19 de julho de 2018

• 20/11/2017

Para pensar no Dia da Consciência Negra

Em vídeo, a colega Alaerte Martins nos ajuda a refletir nesta data

O dia 20 de Novembro marca o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi criada para que se possa refletir sobre as questões que envolvem a cultura afrodescendente no país, principalmente quando falamos do preconceito racial e do abismo social que separa negras/os e brancas/os. Vários movimentos sociais utilizam o dia como um marco para promover o debate sobre inserção da população negra na sociedade.

E para trazer um pouco essa discussão para o dia a dia da brava gente, conversamos com a nossa colega Alaerte Leandro Martins, enfermeira aposentada da Sesa e de origem familiar quilombola. Alaerte nos conta como é ser uma mulher negra no país, além de falar um pouco sobre as dificuldades da vida na enfermagem, profissão ocupada em grande maioria por mulheres.

Assista ao relato da Alaerte no vídeo abaixo, que é imperdível para esse debate tão importante.