SindSaude Domingo, 19 de novembro de 2017

• 26/10/2017

Seja um fiscal da alimentação!

Contrato das terceirizadas não são cumpridos à risca
    Zelar pelo cumprimento do contrato com as empresas que fornecem alimentação deveria ser serviço da Sesa. Deveria. Como alertou o Sindicato lá atrás, antes do edital 081/2016, as terceirizações criaram mais problemas para unidades e deram lucro fácil e certo para as vencedoras dos processos licitatórios.

De leste a oeste do Estado o que vimos são servidoras/es e pacientes insatisfeitos com a alimentação. Foram encontrados objetos na comida, como cabelo, pedaço de madeira, alimento deteriorado ou excessivamente industrializado e produtos vencidos.O acondicionamento das marmitas e dos recipientes com alimentação a granel muitas vezes é feita em caixas imundas. Dá nojo só de ver. Já a Sesa, embora afirme que existe controle, nada faz.

Fiscalize – Se ficarmos de braços cruzados, chega o fim dos contratos, o que vai ocorrer no dia 15 de dezembro, e a Sesa reajusta o valor e renova a validade. Temos de evitar que isso aconteça. Elencamos a seguir algumas das inconformidades já flagradas. Confira se o mesmo ocorre em sua unidade, em caso positivo, nos envie o relato, fotografe se for possível. Embora as empresas sejam obrigadas a fazer pesquisa de satisfação, isso quase nunca ocorre, e quando ocorre, os resultados são suspeitos.

Encaminhe pelo email contato@sindsaudepr.org.br ou, se preferir, encaminhe uma denúncia anônima através do SuperSind, o aplicativo da brava gente da Saúde. BAIXE AQUI

É disponibilizado arroz integral todos os dias?

São disponibilizadas duas opções de suco, uma delas light?

Nos dias em que a proteína é suína, peixe ou dobradinha, é disponibilizada uma segunda opção de carne?

Os produtos são de primeira qualidade, como prevê o contrato?

Existe uma variação dos legumes ou é servido aquilo que está na época?

Os instrumentos – facas, pratos, coador, bandejas – utilizados para servir os lanches são todos fornecidos pela empresa?

A empresa usa a estrutura da unidade preparo do alimento e/ou higienização dos instrumentos? Isso não deveria ocorrer.

Os pães servidos no lanche são embalados individualmente?Uma vez por mês é realizado um cardápio temático?

Você já respondeu alguma pesquisa de satisfação sobre o alimento servido? Qual foi sua resposta?

A Sesa quer cortar a alimentação do povo de oito horas, dos estagiários e terceirizados.
    A verdadeira economia será feita se a Secretaria der fim aos contratos terceirizados.