SindSaude Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

• 02/10/2017

Desconto do AT. Um pesadelo para a brava gente

Quem quer estar na ação deve se filiar até a próxima sexta-feira 6/10

Mal saiu o contracheque de setembro e o Sindicato voltou a ser procurado por mais servidoras e servidores que estão indignadas/os com o desconto do Auxílio Transporte - AT. A Sesa insiste em manter essa atitude abusiva, mesmo sabendo que não cumpriu a lei em 2015 e 2016, deixando de fazer a correção do valor do AT e do valor do teto quando recebemos duas últimas reposições salariais.

O sentimento de revolta é geral para a parcela da brava gente que foi atingida por esse posicionamento da Secretaria. O desconto infelizmente vai perdurar enquanto a servidora ou o servidor estiver recebendo os valores dos retroativos. Para muitos, o tão esperado crescimento na carreira virou pesadelo, pois o valor descontado chega a ser quase o mesmo ao recebido de forma atrasada.

O desconto é ilegal e imoral - A lei do auxílio transporte garante que a cada ano deve haver o reajuste do valor do auxílio e do teto salarial para que a servidora ou o servidor tenha direito. Como tivemos correção salarial em outubro de 2015 e em janeiro de 2016, tanto o valor do AT como o do teto deveriam ser corrigidos. E teria direito a receber o auxílio transporte quem ganhava até R$2.474,91. O Sindicato apresentou esses números à Secretaria e não houve mudança de prática da Sesa.

Ação na justiça – A categoria decidiu na última assembleia do dia 16 que o jurídico do Sindicato deve ingressar com ação por conta do desconto ilegal do Auxílio Transporte. A reivindicação é a devolução do que já foi descontado e a interrupção do desconto. A expectativa é que o desdobramento dessa ação seja mais ágil.

Última Chamada– O prazo para quem não é filiada/o realizar a sua filiação e com isso garantir ingresso nessa ação é dia 6 de outubro, sexta-feira próxima. Avise seus colegas que estão sofrendo desconto e que não são filiadas/os.

A ficha de filiação você encontra AQUI no site. Para mais informações procure o SindSaúde ou o representante do Sindicato na sua Unidade ou ligue para 41 3322-0921.