SindSaude Domingo, 22 de outubro de 2017

• 29/09/2017

HURCG sem luz e debaixo d’água

Chuva forte na região evidenciou os problemas estruturais da unidade

Uma forte chuva de granizo causou muito estrago em alguns bairros de Ponta Grossa na tarde da última quinta-feira, 28 de setembro. Dentre os atingidos está o Uvaranas, onde fica o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – HURCG. Diante da forte tempestade a estrutura do Hospital se mostrou frágil, não sendo capaz de abrigar com segurança pacientes, servidoras/es e também os equipamentos. A água tomou conta do hospital no momento em que ele estava cheio!

Para se ter ideia do caos instalado no hospital, cerca de 150 pacientes que aguardavam atendimento no saguão tiveram de ser deslocados às pressas para o ambulatório, devido à enorme quantidade de água que entrou no local. O sistema de luz do hospital queimou e só havia gerador de energia para o Centro Cirúrgico e UTI. Todo o restante do hospital ficou no escuro e sem telefone. Pacientes tiveram de ser dispensados pela falta de condições de se manter o atendimento.

Salvadores - Os trabalhadores e as trabalhadoras improvisaram o socorro às/aos pacientes, buscando preservar a integridade física. E nesse momento o grupo que os socorreu sentiu a falta de brigadistas, que são pessoas preparadas para atuar em processos de evacuação de emergência e prestação de socorro em situações inesperadas como ocorreu na quinta-feira, 28/9, no HURCG.

A direção do hospital se tiver capacidade de ação vai adotar de imediato a providência de organizar uma equipe de brigadistas.

Quem conhece o HURCG sabe que as rachaduras no prédio não são novidade e que as infiltrações estão por todo lugar. Em 2015 o Sindicato já alertava para os problemas estruturais da unidade. Confira no final da matéria o vídeo feito na época. O SindSaúde espera que este triste episódio sirva para a Sesa ver que os nossos alertas não eram à toa e que a Secretaria enfim tome as medidas necessárias para se corrigir os problemas de estrutura da unidade.