SindSaude Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

• 28/09/2017

Lute pela energia e pelo reajuste!

Dia 3 de outubro tem mobilização em Curitiba

A brava gente da Saúde, em conjunto com outros sindicatos, vai participar na próxima terça-feira, 3/10, de um dia de luta contra as privatizações, contra o congelamento dos salários do funcionalismo e contra a redução do investimento nos serviços públicos. A concentração para o ato terá início às 9h na Praça Santos Andrade. No período da tarde a mobilização será na Assembleia Legislativa.

Estado nenhum – Há mais de um ano o que a gente percebe que acontece no Congresso Nacional nas assembleias legislativas estaduais e na câmaras municipais é um enxugamento da máquina pública. Sem falar nos projetos que retiram direitos das/os servidoras/es.

Exemplos não faltam. E muito próximo da gente. A Câmara de Curitiba congelou as promoções e progressões das/os trabalhadoras/es da capital. Assim foi com a Lapa, Pinhais e Araucária.

No Estado essa lógica de enxugamento não é diferente. O governador está testando a gente. Enquanto não houver uma reação forte ele vai mandar projetos que retiram nossos direitos. Que o governador Beto Richa é péssimo todo mundo sabe, mas temos de lutar contra esse mal. O que falta é a gente se organizar. Veja se a gente não tem mais é de se unir.

Reajuste – A nova maldade de Richa é o Projeto de Lei - PL – 556/2017, em tramitação na Assembleia Legislativa. O Projeto, assim como a PEC do fim do mundo fez em nível nacional, congela investimentos em serviços públicos e também afasta qualquer possibilidade de reajuste salarial até o fim do governo Richa. Para tentar justificar toda essa violência contra o serviço público, o secretário da Fazenda voltou a alegar que o Estado está em crise e que as/os servidoras/es ganham demais.

Privatização – Só esta semana quatro usinas hidrelétricas que estavam sob custódia da Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais – foram privatizadas. Empresas chinesas e francesas então entre as compradoras. Isso significa que o país caminha a passos acelerados para a privatização do setor. A cereja do bolo seria a Eletrobrás, que o governo federal não esconde a vontade de levar a leilão ainda em 2017. Também essa semana o governo Temer privatizou uma área de exploração de petróleo que totaliza 123 mil quilômetros quadrados.

Se organize – Não tem como aceitar calado tanta destruição do Paraná e do Brasil. Organize a caravana do seu local de trabalho, agite seus colegas e entre em contato com o Sindicato e saiba como participar. Nossa mobilização será fundamental para evitar perdas ainda maiores!