SindSaude Domingo, 19 de novembro de 2017

• 21/09/2017

Processo do concurso segue em ritmo lento

Sesa vai conseguir finalizar o chamamento dos aprovados?
    Já se passaram cinco meses da publicação do decreto que nomeou os primeiros aprovados do concurso da Sesa e até agora a Secretaria não conseguiu dar andamento ao processo e fazer novas convocações. Esses longos meses foram de muitas expectativas para o restante das/os aprovadas/os que esperam ansiosamente a convocação para ingressar no serviço público.

O Sindicato tem recebido diversas mensagens das/os aprovadas/os em seus meios de comunicação e tem acompanhado alguns grupos de discussão. É visível o descontentamento com a demora no processo. Muitos estão sem emprego, precisam se deslocar de cidade ou se desligar do emprego atual e ficam de mãos atadas enquanto o processo não se resolve. É a gestão dando mostras do usual descaso com que trata as/os servidoras/es da Secretaria de Saúde.

O SindSaúde está atento para combater a falta de pessoal nas unidades e está na luta pelo ingresso das/os novas/os servidoras/es. Temos pautado o assunto em todas as reuniões com a Sesa. Conquistamos e realizamos audiência no Ministério Público do Trabalho – MPT – para discutir o assunto e estamos mantendo contato com a Secretaria para cobrar agilidade no processo.

Promessas – A gestão havia se comprometido em finalizar o processo do primeiro edital até o final de JULHO. Já estamos em SETEMBRO e até agora a convocação das vagas remanescentes não foi concluída. A última promessa era de que o decreto para convocar as 55 vagas das/os desistentes saísse agora no início de setembro e já estamos no dia 21!

Lerdeza – Enquanto não consegue finalizar a convocação das/os aprovadas/os, a defasagem dos quadros de trabalhadoras/es só aumenta. Somente de janeiro a setembro de 2017, mais de 219 servidoras/es se aposentaram. O número de aposentadas/os nesse ano socinho representa 37% do total de convocações do primeiro edital.

Se a Sesa caminha a passos lentos para cumprir com a obrigação de convocar as vagas do edital, o que dizer para as/os aprovadas/os que estão na fila do cadastro de reserva? A promessa da gestão é nomear mais servidoras/es em 2018. Será que teremos de ficar em cima para que essa promessa não caia no esquecimento?