SindSaude Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Notícias

  • 24/08/2017

    A história por trás do juiz Moro

    A história por trás do juiz Moro
    O berço de ouro do juiz influencia nas suas decisões?
    Você acredita que a sua estrutura familiar, a sua criação o meio social em que sempre cresceu foram determinantes para construir a percepção de mundo que você tem hoje? E entende que tudo isso também influencia em suas decisões? Se a resposta for sim e se você quiser entender um pouco mais sobre conjuntura que envolve a operação Lava Jato, vale a pena dar uma olhada na pesquisa intitulada Prosopografia familiar da operação Lava Jato e do ministério Temer, do professor do Departamento de Ciência Política e Sociologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR –, Ricardo Costa de Oliveira.

    A grande cobertura da mídia em cima da Operação Lava Jato e a repercussão de seus desdobramentos, após a investigação e prisão de políticos acusados de corrupção, fizeram com que o juiz Sérgio Moro atingisse um nível de popularidade nunca antes visto na história do judiciário do Brasil. Porém a postura do juiz é questionável, na medida em que ele pega mais pesado com uns do que com outros. Há grande discussão sobre os reais interesses dele com a operação. 

    No artigo, que também foi assinado pelos pesquisadores Ana Christina Vanali, José Marciano Monteiro, e Mônica Helena Harrich Silva Goulart, após estudar a árvore genealógica do juiz e também das pessoas ligadas à Operação Lava Jato, o autor estabelece o vínculo que elas têm com a elite econômica do Paraná. Uma vez que a Operação é conduzida por pessoas que, historicamente, pertencem à classe dos mais ricos, a tendência é que a visão de mundo compartilhada entre essa classe seja replicada em suas ações.

    Para saber mais sobre esse estudo, confira AQUI a reportagem feita pelo jornal Brasil de Fato, que explica detalhadamente as conclusões que foram obtidas.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS