SindSaude Domingo, 22 de outubro de 2017

• 04/08/2017

Cem anos de Oswaldo Cruz

Brava gente segue na resistência

Para quem não sabe, o Hospital Oswaldo Cruz – HOC – é referência no atendimento à AIDS e a doenças infectocontagiosas, exclusivamente SUS, tratamento ambulatorial e internamentos. Neste ano, o cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz completaria um século. O centenário será comemorado com festa no próprio HOC, em Curitiba.

Mas além do centenário do patrono, a unidade também pode comemorar o comprometimento dessas/es servidoras/es. Todas/os as/os profissionais são extremamente dedicadas/os e trabalham em equipe para que o serviço tenha bom andamento.

Bom lembrar que o HOC e a equipe de enfermagem receberam dois prêmios: o prêmio do Hospital foi na categoria Instituição de Saúde Pública - Destaque de 2012, pela sua importante atuação no tratamento de pacientes com HIV, Aids e outras doenças transmissíveis. A Enfermagem recebeu prêmio na categoria de Excelência em Enfermagem.

Por um fio Foi em março deste ano que as/os usuárias/os e as/os trabalhadoras/es viram a Unidade virar um caos por conta de uma “reforma”.

Sem nenhum planejamento nem diálogo com a equipe, o governo decidiu reformar o HOC. Alguns setores foram fechados sem qualquer explicação e se não fosse a pronta ação do Sindicato e da comunidade do Hospital, as novas internações já estariam suspensas. O clima era de instabilidade diante da possibilidade de fechar. A equipe é tão boa que contou até com a adesão das/os usuárias/os nos mais diversos atos.

A quem interessa? – A Secretaria de Estado da Saúde decidiu fechar o ambulatório e a farmácia da Barão, que atende o mesmo público que frequenta o Hospital. Com essa mudança, o fluxo de pessoas aumentou e causou um super transtorno para a população e para as trabalhadoras e trabalhadores.

Mesmo com as precariedades, a equipe atende dignamente as/os usuárias/os, com servidoras e servidores altamente capacitadas/os e treinadas/os para a assistência daquelas/es pacientes que precisam do Hospital.

Problemas abundam  Seja o prédio antigo, o chuveiro que às vezes esquenta demais, às vezes não esquenta, tem a terceirização dos serviços de lavanderia, que envergonha aquelas/es que prestam serviço de ponta do SUS. Sem falar na terceirização da cozinha! Ah, essa terceirização é um capítulo à parte. Alimentos frios, mal preparados ou de procedência duvidosa fazem as trabalhadoras e trabalhadores sentirem saudades da comidinha caseira de outrora.

O SindSaúde deixa aqui elogios à equipe do HOC. São fisioterapeutas, terapeutas, farmacêuticas/os, enfermeiras/os, médicas/os, psicólogas/os e demais profissionais.