SindSaude Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

• 01/08/2017

Viajar a trabalho: regras que você precisa saber!

Decreto 5.453, de 2016, deve ser consultado
    Fazer viagens também faz parte do trabalho. Muitas vezes as chefias exigem que a servidora ou o servidor vá a reuniões ou cursos. Que acompanhem pacientes. Que faça o deslocamento de produtos ou órgãos.

Viajar a trabalho segue regras estabelecidas no decreto 5.453 de 2016. Clique AQUI e saiba tudo sobre o decreto. Relendo o documento e comparando com o que acontece nas unidades, percebemos que a Sesa tem determinado intencionalmente a restrição do pagamento das diárias.

Temos de virar esse jogo. Fique atento a essas regras:

• viagens devem acontecer preferencialmente no período diurno. Entre 6h da manhã e 20 h

• caso aconteça de você estar fora do seu município, numa distância superior a 300 km e sua atividade de trabalho terminou às 18h, você deve pernoitar. E no caso do pernoite o Estado deve pagar as despesas com hospedagem. Assim como as despesas com o transporte e alimentação.

• para deslocamentos urgentes, a chefia pode autorizar viagem de avião, que é mais rápida.

Vida real – O Sindicato tem recebido várias reclamações da conduta de chefias. Alguns que dizem que a chefia alega não poder pagar diárias e exige que o deslocamento dentro dos municípios da regional não ultrapasse seis horas.

Assim, se a duração da viagem for inferior a esse período não gera o pagamento de diária. Consequências? A equipe nem sempre consegue fazer o trabalho com excelência porque tem de ficar controlando o tempo.

Ao chegar à cidade de origem, já passada das 13h, o servidor gasta mais outro tanto de tempo para ir almoçar em casa. É desumano ficar tantas horas sem se alimentar. Sem contar que fura a “programação” do ponto biométrico. Mas como é do interesse da gestão, a chefia não reclama!

Carroças - Outra reclamação frequente é que a maioria dos carros novos são de uso exclusivo de chefias. Os carros capengas ficam para uso dos servidores. São carros com problemas mecânicos e com pneus carecas.

Orientação - O Sindicato orienta que as/os servidoras/es registrem esses fatos, placa do carro, ano,quilometragem e última revisão mecânica do carro. Até fotos servem para que possamos mostrar e provar o risco aos quais os servidores estão expostos.

Mudanças e avanços – O SindSaúde reconhece que existe muita fragilidade nos dispositivos sobre viagem a trabalho. Tratamos desses problemas com a Secretaria em 2016. E não houve avanços. É hora de retomar o tema commais força.