SindSaude Domingo, 22 de abril de 2018

• 06/07/2017

Deputados oficializam novo calote de Beto Richa

LDO 2018 é aprovada sem a data-base

Na terça, 4, e quarta, 5, coordenadores do Fórum das Entidades Sindicais – Fes – se dedicaram a juntar assinaturas de deputadas/os para que a votação da Emenda 46 fosse a plenário.

A emenda, elaborada pelo FES, foi apresentada pelo deputado Lemos e rejeitada na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ – por 4 x 2. Os dirigentes sindicais, então, percorreram os gabinetes na tentativa de convencer as/os deputadas/os, levando uma carta do Fórum. A oposição angariou 15 assinaturas, faltaram apenas três. A base aliada fez uma goleada e aprovou o substitutivo geral do projeto de nº 156/2017 por 34 a 3.

A Emenda 46 – Essa emenda visava à supressão dos artigos 29 e 30 da LDO. Os artigos estabelecem limites para as despesas com pessoal, que já são previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dirigentes do Fórum argumentam que a LDO de 2017, que trazia artigo semelhante, está sendo questionada em diversas ações judiciais.

Avanços de carreira e data-base são direitos. Com o texto aprovado na LDO, o governo prioriza de novo as promoções e progressões e descumpre a lei da data-base. Ou seja, condiciona à vontade do governador, não à Constituição Federal, nem à Estadual, tampouco à Lei Estadual 18.493/2015!

Assim, o calote de Beto Richa com as/os servidoras/es, que está hoje em 8,53%, vai acumular com a inflação até maio de 2018, estimada entre 3,5% e 4%. O objetivo do conjunto das/os servidoras/es com a Emenda 46 era garantir tanto a implantação e pagamento dos avanços de carreira, quanto o pagamento da data-base “nos exatos termos das leis que as instituíram”, pois ambos são direitos do funcionalismo!

Quem assinou a favor das/os trabalhadores? - É nestas horas que a gente fica sabendo se votou bem ou se votou mal. Em 2018 teremos eleições para deputadas/os e governador. Confira os nomes das/os parlamentares que respeitam e valorizam as/os servidoras/es estaduais:

Anibelli Neto
    Evandro Araújo