SindSaude Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Notícias

  • 09/05/2017

    Dez coisas que você precisa saber sobre o SindSaúde

    Dez coisas que você precisa saber sobre o SindSaúde
    Descrédito em políticos não pode gerar desconfiança na luta

    O momento que o país atravessa é confuso. Difícil quem não tem dúvidas, quem não teme pelo futuro do país. No entanto, muitas/os têm exagerado na confusão e lançado críticas descabidas ao trabalho do Sindicato. O SindSaúde não mantém vínculo com nenhum partido. Autonomia na ação é nossa bandeira. Isso significa que vamos debater e discordar de qualquer partido que apresente proposta contra os direitos da classe assalariada. As questões políticas não podem ser decididas só pelas/os políticas/os. 

    Para que todos possam ter informações qualificadas sobre o nosso Sindicato, publicamos dez aspectos que todos devem saber sobre o SindSaúde.

    1. Apartidário - A luta do nosso Sindicato não tem qualquer viés político partidário. Assim como lutamos contra o governo Beto Richa e os ataques de Temer, criticamos firmemente as entregas, os acordos com o mercado financeiro e as alianças nefastas dos governos Lula e Dilma.

    Durante o governo Lerner e de Fernando Henrique Cardoso lutamos muito contra as reformas e a política de destruição do Estado. Nossa história é a prova da nossa independência de governos, patrões e partidos.

    2. A origem do vermelho Historicamente, vermelha é a cor das/os trabalhadoras/es. É a cor do sangue derramado nas lutas contra os patrões. É por isso que não abrimos mão desse símbolo, mesmo com tanto preconceito rolando no país.

    3. Histórico - Muitas das pessoas que formaram o Sindicato foram lutadoras/es da Reforma Sanitária. Movimento que ajudou a consolidar os serviços públicos de Saúde e os princípios de liberdade e democracia da Constituição de 1988.

    4. Projeto de sociedade - Nossas pautas ultrapassam os assuntos dos locais de trabalho porque defendemos uma nova sociedade. Sem justiça e igualdade jamais poderemos garantir vida plena a todas/os aquelas/es que vivem do trabalho.

    5. Defesa da saúde pública e estatal  Por sermos profissionais da área, uma das lutas que travamos é pela melhoria dos serviços públicos. Não temos como ter empregos plenos se as unidades em que atuamos seguem abandonadas. Somos contra as terceirizações e privatizações. Nosso lema maior é que saúde é dever do Estado e esse tem de fazê-lo diretamente. Sem intermediários do setor privado.

    6. Não ao assistencialismo - Tem sindicato que oferece aos seus filiados planos de saúde, odontológicos, enfim. Já o SindSaúde defende uma atuação voltada exclusivamente para a defesa dos direitos das/os trabalhadoras/es, sem pequenas ilusões de serviços com desconto ou assistencialismo. O sindicato tem de ter fogo na luta.

    7. Serviço Público - Acreditamos que só o Estado é capaz de oferecer políticas públicas com o único interesse do bem estar da população. Quando se privatiza ou terceiriza algo que é público, abre-se o precedente para o uso incorreto dos recursos.

    8. Liberdade de expressão - Também está no Estatuto do Sindicato a liberdade de expressão. Todas/os as/os filiadas/os e todas as opiniões são bem vindos nas nossas assembleias e canais de discussão. Defendemos uma sociedade em que haja respeito e espaço para o debate de ideias diferentes.

    9. Caráter fiscalizador - Uma das grandes contribuições do Sindicato para a Saúde pública é a participação no Controle Social através dos Conselhos de Saúde. Lá nossos representantes lutam para a correta aplicação dos recursos da Saúde. Estar nos fóruns populares de saúde também é nosso objetivo. A população trabalhadora organizada é que pode gerar mudanças para uma sociedade em que prevalece a justiça social e o Estado não esteja a serviço do interesse do capital.

    10. Imposto Sindical - O SindSaúde não recebe e é contra essa cobrança. Nossas/os filiadas/os estão no Sindicato por escolha. Essa cobrança cria entidades não combativas, muitas vezes fraudulentas.

    O SindSaúde tem uma história de luta reconhecida pelos movimentos populares. E vamos continuar nossa história tendo você para contribuir para o aprimoramento desses princípios.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS