SindSaude Quinta-feira, 19 de julho de 2018

Notícias

Imprimir
  • 27/06/2016

    Recorta e cola geral no Ministério da Saúde

    Recorta e cola geral no Ministério da Saúde
    Análise do professor do Depto de Medicina Preventiva da USP é um raio-X do SUS

    Encontramos no blog do auditor do Ministério da Saúde Mário Lobato, a lúcida análise do professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, Mário Scheffer. No estudo, Scheffer lembra que o governo interino de Michel Temer não apresentou sequer uma ideia nova para reverter a ruína do Sistema Único de Saúde, acelerada nos últimos anos pelo baixíssimo financiamento público.

    A análise também aborda o capítulo sobre saúde do documento Travessia Social, divulgado em abril. Para o professor, “o que se lê são platitudes de segunda mão. Cópia da plataforma eleitoral de 2014 do então candidato a presidente Aécio Neves, apresenta o SUS como uma das grandes políticas de inclusão social".

    No artigo, o autor destaca que o atual governo incentiva a gestão privada. E diz que isso não é ideia nova. Que desde 1999, as Organizações Sociais foram disseminadas e que nesses quase 20 anos não há qualquer indicador de melhoria no atendimento ou no uso do dinheiro.

    Outro elemento que chama a atenção na análise é que os empresários da saúde, que abrem seus serviços ao SUS, não querem abrir sua estrutura para o cuidado aos idosos, às pessoas em sofrimento mental ou no controle da Zika, H1N1 e outras epidemias. Eles só miram em dispor seus serviços onde os procedimentos são rentáveis do ponto de vista do mercado e do lucro.

    Com esse pensamento, o atual governo não tem objetivo de garantir o direito à saúde, para todos e de qualidade. Vale a pena dar cinco minutos para degustar esse texto de poucas palavras, mas de constatações muito reais.

    Confira AQUI o artigo na íntegra.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS