SindSaude Domingo, 19 de novembro de 2017

• 14/08/2015

Conquista é dos trabalhadores

Sesa comemora reconhecimento do pronto-socorro do HT como um dos melhores do país

A Sesa publicou, no último dia 12, matéria informando que o pronto-socorro do HT foi reconhecido como um dos melhores do país, conforme análise do programa federal SOS Emergência. O texto aponta que, dentre os critérios para essa escolha, estão as medidas usadas para melhorar o fluxo de atendimento dos pacientes, como a implantação de um sistema de acolhimento baseado na classificação de risco, além da criação do Núcleo Interno de Regulação – NIR –, responsável por administrar o fluxo de atendimentos e cirurgias.

A publicação exalta o fluxo dado ao atendimento, lógico que a organização administrativa ajuda. Mas o que seria dos papéis, dos objetivos, do fluxo do trabalho, se não fosse o empenho e o compromisso de quem de fato pega a vida nas mãos e cuida com dedicação? O pronto-socorro do HT ganhou reconhecimento, e esse prêmio é da equipe de trabalhadores que sua a camisa e supera as péssimas condições de trabalho para poder oferecer uma assistência de qualidade.

O SindSaúde vem mostrando que o HT sofre com as péssimas condições de trabalho, com a falta de equipe completa e com o descaso geral. Em geral, a capacidade de leitos de observação no pronto-socorro é ultrapassada, os usuários são colocados nos corredores esperando atendimento.

O Sindicato realizou uma reunião com a direção do HT em março e mostrou a gravidade da situação. A direção prometeu resolver e continuar a negociação. E depois disso fugiu do debate e não abriu agenda para ouvir a equipe. Por isso, temos convicção de que só melhorar o fluxo não resolve. É necessário dar suporte qualificado para a atuação dos servidores, eles são quem merecem todo aplauso, respeito e valorização. Para o SindSaúde, a Sesa comemora a custa do esforço dos servidores do HT.