SindSaude Segunda-feira, 22 de outubro de 2018

• 22/05/2018

Aos 30 anos, faremos o 8º Congresso

Prazo para apresentação de teses é adiado para 18 de junho

Este ano o SindSaúde comemora 30 anos. Também teremos eleições gerais. Um governo inicia o mandato. E qual é a parte que cabe às/aos servidoras/es? Nenhuma gestão cede nada se não houver pressão.

No ano que vem novos desafios. Para iniciar 2019 pra valer, mostrando que a saúde existe e que estamos muito descontentes com a desvalorização que o funcionalismo vem tendo, teremos o nosso 8º Congresso. E vale avisar que o prazo para entrega de teses foi adiado para 18 de junho. Leia mais

A direção do sindicato quer ter um Congresso lotado, com a totalidade das mais de 650 vagas preenchidas para que possamos fazer nosso movimento crescer, e o governo sentir nossa união, participação e determinação.

Dias 22, 23 e 24 de março do ano que vem, teremos esse momento de definir os rumos do Sindicato, das lutas prioritárias da categoria e nossos grandes desafios.

O Congresso é tempo de estudar, de trocar experiências, de definir movimentos, de fortalecermos a nossa luta. Você que está chegando na Sesa deve ter muito a dizer sobre o que esperava ter na Secretaria e o susto com a difícil realidade. Queremos você no Congresso!

Veja, de forma resumida, quando e o que foi decidido nos congressos anteriores

1º Congresso –
    novembro de 1994 – Foram muitas discussões sobre temas importantes, em especial sobre a questão do ramo de atividade. Decidiu-se que o ramo seria o da Seguridade Social. Outros pontos foram a Política Nacional de Saúde, Defesa do Serviço Público e Controle Social, Política de RH do SUS, Novas Relações do Trabalho e o Contrato Coletivo.

2º Congresso – março de 1998 – O tema central era "Em busca de saúde para todos". O congresso teve por objetivo formular estratégias de ação direcionadas à Política de Seguridade Social no Brasil, às Reformas Constitucionais e definição de plano e metas da ação sindical no serviço público.

3º Congresso – dezembro de 2002. Temas “Saúde é vida. Trabalho é dignidade. O desafio é fazer deste país uma nação de verdade". Esse foi um momento de reflexão, aprendizagem e congratulação de ideias. Nesse congresso ficou evidente que é preciso contribuir para que o tempo de mudança que se avizinhava.

4º Congresso – junho de 2006. Os temas foram: "A saúde dos trabalhadores da saúde", "Por um PCCS próprio da saúde", "Previdência e Seguridade Social" e "O Trabalho na Sociedade Capitalista". O texto aprovado nesse Congresso a orientou as lutas e reafirmou nosso compromisso com a transformação da sociedade e com a ampliação dos direitos da classe trabalhadora. Saiba mais sobre o 4º Congresso.

5º Congresso –
    dezembro de 2009. Os temas do Congresso foram "O futuro do serviço público, em especial da saúde", "Saúde do trabalhador" e "Organização sindical". Nesse Congresso, ficou o indicativo de que o SindSaúde se desfiliaria da Central Única dos Trabalhadores. Saiba mais sobre as decisões desse Congresso.

6º Congresso – 2012 – O debate esteve voltado para a destruição do serviço público e à retomada do movimento sindical. Nesse Congresso, pela primeira vez, duas gerações da brava gente tiveram a oportunidade de se encontrar e trocar experiências. O 6º Congresso foi marcado pelo despertar desses profissionais, que mostraram que se o presente é de luta, o futuro nos pertence. Saiba mais sobre as decisões do 6º Congresso.

7º Congresso – 2015 - Esse Congresso definiu que as bandeiras históricas do Sindicato, como a luta pelas 30 horas, o combate ao assédio moral, a ampliação da organização interna de cada local de trabalho e a defesa incondicional do serviço público permanecem o norte da nossa luta. Aqui você confere mais informações sobre o 7º Congresso.