SindSaude Terça-feira, 14 de agosto de 2018

• 21/05/2018

Vivo ou morto você vai precisar

Solange Benasulin
    O Fundo de Previdência do funcionalismo em perigo

Muita gente pensa que é besteira se preocupar com a aposentadoria, pois é esse um dos direitos que a gente mais precisa esquentar a cabeça. Todos os meses é descontado 11% do nosso salário para essa finalidade. Mesmo que a gente morra no meio do caminho, nossos filhos ou dependentes legais vão ter direito a uma pensão.

Pois esse direito corre sérios riscos de ser desrespeitado. Nós fizemos e seguimos fazendo a nossa parte. Seja garantindo nossa parte financeira para capitalizar o fundo, seja exercendo o controle social sobre o que vem acontecendo na ParanaPrevidência, que é o órgão administrador do fundo. Já os governadores, ao longo de toda a história, usaram o recurso arrecadado para finalidades que jamais poderiam ser utilizadas, além de darem o calote no repasse financeiro obrigatório da parte que é responsabilidade do governo. De um total de 16 bilhões que foram surrupiadosdurante os anos, as mudanças aprovadas no dia 29 de abril de 2015 foram responsáveis por um furo que chega a R$ 7 bi.

Do jeito em que está, o Fundo Previdenciário corre risco de não ter dinheiro para pagar as aposentadorias em 2025. Um absurdo que precisa ser combatido.

Todas essas afirmações e uma porção de outros dados importantes que resgatam toda essa história irresponsável dos diversos governos com nosso direito à aposentadoria estão no documento criado por Heitor Raymundo. Ele é servidor aposentado, filiado ao SindiSeab e, por muito tempo, representante do funcionalismo no Conselho de Administração da ParanaPrevidência. Heitor é um histórico defensor do direito à aposentadoria. É dele a frase “vivo ou morto você vai precisar dela”.

Confira AQUI