SindSaude Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

• 23/06/2017

ParanaPrevidência, nosso órgão de aposentadoria

Richa é o destruidor do nosso Sistema

As aposentadorias das/os servidoras/es do Paraná estão sendo bombardeadas, detonadas. Além do problema grave da Reforma da Previdência, que o governo federal quer promover, aqui no Estado nosso problema gigantesco é a descapitalização da nossa poupança, que é a garantia de recursos para as futuras aposentadorias.

ContrachequeSe você olhar seu contracheque vai ver que todo mês você paga 11% dos seus vencimentos para o Fundo de Previdência. Do seu salário tem esse desconto que é legal, mas só essa contribuição não basta para garantir sua aposentadoria.

O Fundo para onde vai esse dinheiro tem de ter a contribuição do patrão. Atualmente, o governo repassa o valor. Mas nem sempre foi assim, e o problema vem se arrastando.

Mas o Fundo vem perdendo recursos. E vamos recuperar essa história nessa matéria.

Dia 30/6 - Para entender melhor a situação, chamamos você para estar na reunião da ParanaPrevidência, na última sexta-feira do mês, em Curitiba. O Sindicato quer que mais gente entenda o problema. Venha se juntar à luta para que o nosso instituto de previdência não vá à falência. Se não aumentarmos nossa luta, o risco de ficarmos sem recursos para pagar as aposentadorias, como acontece no Rio de Janeiro, é enorme.

Uma luta que ficou para a história - Lutamos bravamente em 2015 para que não acontecesse perda de direitos! As/os servidoras/es unidas/os ficaram de fevereiro a final de abril acampados em frente ao Palácio Iguaçu.

Todo esforço era para que o Estatuto do Servidor não fosse alterado. Richa queria extinguir o artigo que garante o pagamento do adicional de tempo de serviço, também chamado quinquênio. Aquele 5% a mais que todo o conjunto do funcionalismo tem implantando em seu contracheque. Esse adicional é, pra todas/os nós, muito importante.

Essa guerra nós ganhamos! – Carlos Alberto Richa, também queria raspar o dinheiro que havia no Fundo de Previdência. Dinheiro poupado para pagar as aposentadorias das/os servidoras/es. Naquela época, tínhamos R$ 8 bilhões. E conseguimos segurar parte do objetivo do governo. Mas no fatídico dia 29 de abril, deputadas e deputados aprovaram o que o governo tanto queria. Ou seja, ao aprovar o projeto, as/os parlamentares autorizaram o governo a tirar perto de R$ 150 milhões todo mês do Fundo para pagar as aposentadorias de servidoras/es com idade igual ou superior a 73 anos.

Isso aconteceu na base da violência descomunal promovida pelo Richa e Francischini. Quase um milhão de reais em bombas, helicópteros, gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Mais de 100 feridos, entre eles 14 servidores da saúde.

Resultado - Hoje no fundo de Previdência, pelo acompanhamento que os sindicatos fazem, já foram retirados mais de R$ 4 bilhões. E isso compromete o pagamento das aposentadorias futuras. A corda está no pescoço não daquelas/es que não miram suas decisões e agressões, mas no nosso pescoço especialmente dos mais jovens, que esperam se aposentar e não ter atrasado o pagamento de suas aposentadorias.

Com você somos mais - Dia 30 de junho, aposentados e da ativa estão chamados a estar em Curitiba e enfrentar o governo do Estado, que está destruindo nossa poupança e nosso sonho de uma aposentadoria tranquila.