SindSaude Sábado, 23 de fevereiro de 2019

• 10/12/2018

Aposentadoria é não ter de prestar contas a ninguém!

Pré-aposentadas/os e aposentadas/os participam de Encontrão

Foi realizado na última sexta-feira, 7/12, o Encontrão, que une as/os que já se aposentaram e aquelas/es que ainda estão com o pé que é um leque para o merecido descanso. O Encontro faz parte do projeto Aposentadoria - é tempo de continuar! Iniciado em 2016, o evento é sucesso na categoria.

Troca – Rever as/os amigas/os é sempre bom. E foi com esse espírito que houve uma enorme troca entre as/os participantes. Vieram à memória, também, vários momentos importantes da saúde pública.

Se tem gente que mostra certa insegurança para se aposentar, há quem diga que uma das melhores coisas de não mais ter de trabalhar é ser dona/o do próprio nariz.

Esse é o caso da aposentada e dirigente da Diretoria Executiva Regional de Curitiba, Tereza Marli de Brito. Para Marli, que hoje se dedica à dança cigana e à dança do ventre, não tem mais estresse. “Vivo sem as preocupação do trabalho e já nem lembro como as chefias foram ficando cada vez mais descompromissadas com a saúde pública. Um verdadeiro alívio.”

Encontrão 7/12
    Galeria de fotos do evento

Envelhescência – O conceito de “envelhescência” também foi trabalhado. Trata-se da transição da fase adulta - maturidade - para a fase idosa. Assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade.

Uilson José, que assessorou o encontrou, contou que a envelhescência é a junção do termo envelhecimento com senescência. E que a senescência, que é o mesmo que senilidade, abrange todas as alterações produzidas no organismo do ser humano e que são diretamente relacionadas à passagem dos anos, sem relação com as doenças.

Para ilustrar bem o tema, foi exibido o vídeo Envelhescência. Confira o vídeo abaixo.