SindSaude Quinta-feira, 19 de julho de 2018

• 05/01/2018

Se aposentou antes de receber promoção ou progressão?

Pressão pode garantir o pagamento dos avanços na carreira

Quem se aposentou entre junho de 2015 e maio de 2017 tem um motivo para comemorar e vir junto com o Sindicato fazer a pressão. Na base da argumentação, o SindSaúde convenceu a Sesa de que essas/es servidoras/es têm direito a receber o avanço na carreira devido pelo governo no momento de suas aposentadorias. A implantação desses avanços está no Diário Oficial nº. 10087, publicado em 13/12/2017.

O governo bem que podia pagar as progressões e promoções no dia em que as/os servidora/es conquistam o direito. Mas não. Deixa muita gente no prejuízo. As pessoas querem se aposentar com todos os direitos que constam na ficha funcional e o avanço financeiro implantado. Muitos não se aposentaram por meses e até anos por conta de um calote, ninguém merece.

Situação – A pressão agora precisa ser exercida na ParanaPrevidência e Secretaria da Fazenda. Esses são os órgãos que vão pagar os valores às/aos aposentadas/os. Sabemos que o orçamento de 2018 abrirá só no final de fevereiro. Por isso é importante que a gente esteja atenta à situação desde já para garantir o pagamento do retroativo em março.

Entenda melhor – Vamos tomar como exemplo um servidor que se aposentou em janeiro de 2017. E nesse exemplo, esse servidor estava desde junho de 2015 com todos os documentos protocolados só esperando a progressão para subir um ou mais degraus na carreira e garantir um salário 5% ou 10% a mais na aposentadoria. Depois de um ano e meio de espera, não teve jeito, ele se aposentou. Pois o Sindicato foi atrás e provou que ele tem, sim, direito a receber o salário bem maior como o retroativo dos meses a que tinha direito. Mesmo tendo se aposentado.

Fique ligado – A equipe do Sindicato está sondando todos os órgãos competentes sobre esse pagamento. Não vamos desistir enquanto essas/es novas/os aposentadas/os não tenham acesso a um direito conquistado enquanto atuavam! Se você faz parte desse grupo, que envolve centenas de servidoras/es, fique ligado, a ideia é fazer várias ações para pressionar o governo.

Clique AQUI e veja se seu nome está na lista de servidores que vão ter progressão paga.