SindSaude Segunda-feira, 24 de setembro de 2018

• 15/06/2018

Comissão do Conselho Estadual de Saúde vai ao HRL

De olho na administração da Funeas
    O SindSaúde recebe com frequência muitas denúncias da precarização das condições do Hospital Regional do Litoral.

São tantos e tão graves os problemas que as equipes ficam sem condição de atendimento. É falta de material. É pessoal em número insuficiente. São inúmeras questões a serem abordadas com a gestão. Por isso, o SindSaúde PR solicitou que o Conselho Estadual de Saúde – CES – retornasse ao hospital para averiguar a situação.

A visita aconteceu ontem, 14, pela Comissão do CES e a direção sindical estava junto para reforçar a existência permanente de problemas. O trabalho do grupo se desenvolveu passando pelos setores averiguando as condições de funcionamento. Os integrantes da Comissão constataram que na farmácia faltam alguns medicamentos, que o material utilizado, por exemplo, o cateter intravenoso, é de péssima qualidade e causa mais dor ao paciente. Para que a população usuária tenha uma assistência de qualidade, é necessário ter também condições de trabalho.

A regra de que não pode haver troca de plantão é abusiva, pois se existe a garantia de não deixar o setor esvaziado de funcionárias/os, a troca em nada prejudica o atendimento.

E que o que prejudica mesmo é a falta eterna de pessoal. Essa não acaba nunca!

Hora extra no prego – O não pagamento de hora extra para as/os servidoras/es da Sesa é uma nova regra absurda. Simples assim: sem pessoal, como manter todos os leitos funcionando sem hora extra? Interessante que são dois pesos e duas medidas. Para as/os contratadas/os pode, já para a nossa equipe não.

Os boatos são que privilégios rolam com alguns “peixinhos” contratadas/os via Funeas.

A equipe disse que viver três anos com salário congelado é terrível, mas que as condições de trabalho tão degradadas trazem ainda mais sofrimento.

Com tanto abuso na falta de condições de trabalho é hora de agir com força e determinação. O SindSaúde estará sempre junto com a equipe para cobrar as melhorias, organizando a indignação e fazendo luta junto com a categoria.

Na opinião da direção do SindSaúde, depois de quase dois anos de administração da Funeas, já temos argumentos mais que suficientes para dar um basta nessa Fundação incompetente.