SindSaude Segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Década de 2000

2000
  • Protesto e paralisação por um dia. A forma de protestar foi doar sangue à população;
  • Conquista do reajuste do auxílio-alimentação;
  • Banestado é vendido ao Itaú durante a campanha eleitoral;
  • Pela primeira vez na história de Curitiba, o grupo de Lerner se vê obrigado a enfrentar o segundo turno das eleições municipais.
  • 5ª Conferência Estadual de Saúde;
  • O ano do apagão - O país entra no maior racionamento de energia da história;
  • A categoria se mobiliza para garantir reajuste. Lerner não atende a reivindicação.
  • Sociedade se mobiliza contra a venda da Copel. O movimento toma corpo com o apoio de 94% da população, que já assistira à liquidação da Companhia Vale do Rio Doce e à do Banestado;
  • O repórter da Folha de S.Paulo, Fernando Rodrigues, faz tremer as bases do grupo de Lerner, ao divulgar, com exclusividade, o caso do Caixa 2 da eleição que levou à chefia do Executivo Municipal o principal afilhado político de Lerner: o prefeito Cassio Taniguchi.
2002
  • O governo começa a pagar a gratificação de assiduidade; Posse da quinta diretoria eleita;
  • Categoria se mobiliza para tentar modificar o projeto de PCCS enviado pelo governo Lerner à Assembleia Legislativa
  • É aprovado o PCCS - Plano de Cargos, Carreira e Salário dos servidores do Quadro Próprio do Poder Executivo;
  • 3º Congresso do SindSaúde;
  • O Rio de Janeiro registra 20 mil casos de dengue. O mosquito Aedes aegypti se espalha por todo o país;
  • Tortura nunca mais - O antigo Dops, de São Paulo, centro de torturas a presos políticos durante a ditadura militar, é transformado em Museu do Imaginário do Povo Brasileiro;
  • ALCA - Dez milhões de brasileiros rejeitam, em plebiscito, a Alca do jeito que estava, pois só favoreceria aos EUA;
  • Requião (PMDB) e Lula (PT) são eleitos
2003
  • Luiz Inácio Lula da Silva, após três derrotas eleitorais, em 1989, 1994 e 1998, assume a Presidência da República;
  • Evasão - A Revista ISTOÉ revela relatório da Polícia Federal sobre a remessa ilegal de US$ 30 bilhões para o Exterior através do Banestado;
  • No Supremo - Mais velho dos oito filhos de um pedreiro e de uma dona de casa, Joaquim Barbosa Gomes é o primeiro negro a ir para o STF – Supremo Tribunal Federal – nos 174 anos da corte;
  • Acampamento em frente ao Palácio Iguaçu por reajuste salarial;
  • É realizada a 6ª Conferência Estadual de Saúde;
  • A Reforma Previdenciária, EC-41, é aprovada contra a vontade dos trabalhadores.
  • SindSaúde adquire sede própria;
  • Após denúncia do sindicato de que havia trabalhadores contratados pela Sesa, sem concurso público, Ministé rio Público do Trabalho – MPT – instaura Processo Investigatório - PI. Depois de muitas audiências, o governo assina Termo de Ajuste de Conduta e realiza concurso público para a contratação de 400 servidores;
  • Apresentação do projeto de lei que regulamenta as 30 horas, na Assembléia Legislativa. O projeto é aprovado por unanimidade. O governador veta;
  • Em dezembro, a categoria se mobiliza para derrubar o veto do governador. A votação da derrubada do veto é realizada, com voto secreto. O veto é mantido e a categoria começa a ser pressionada a cumprir jornada de 40 horas;
  • Acampamento em frente ao Palácio Iguaçu e na Seap pela regulamentação do pagamento da GAS;
  • As várias mobilizações realizadas pela categoria resultam no pagamento da GAS, a partir de outubro de 2004;
  • Eleição da nova direção chapa Semeando e Colhendo Vitórias.
Linha do tempo - 1980
2000 - Manifestantes lutando por seus direitos.
Linha do tempo - 1980
2001 - Manifestantes lutando por seus direitos.
Linha do tempo - 1980
2002 - Manifestantes lutando por seus direitos.