NotíciasNotícias jurídicas

Em reunião com o SindSaúde-PR, SESA-PR confirma que a Escola Cantinho Feliz continuará aberta até a conclusão da municipalização

O SindSaúde-PR realizou reunião de negociação online com a Secretaria da Saúde do Paraná (SESA-PR) sobre o processo de municipalização da Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho Feliz, na tarde da última terça-feira (30).

A Cantinho Feliz tem mais de 30 anos de história e é parte de uma cultura institucional e que ajudou no cuidado das crianças de várias gerações de servidoras e servidores.

O local atende atualmente 52 famílias de servidores da SESA-PR e seria fechado sem aviso prévio. Porém, a atuação coletiva do SindSaúde-PR junto aos pais e às mães permitirá que centro de ensino siga funcionando.

A SESA-PR informou que realizou um mapeamento diagnóstico capaz de sintetizar os trâmites burocráticos necessários para andamento no processo.

Como o terreno onde a escolinha está pertence à União abrigando também nesta área o Departamento de Material e Patrimônio e a Fundação Araucária, é necessário que seja regularizada a cessão para o Estado.

A SESA-PR também enviou ofício à Secretaria Municipal de Educação, pedindo a confirmação sobre a concordância do município em assumir a escola, e cobrando um cronograma com o prazo previsto para cada uma das próximas ações referentes à municipalização.

Conforme foi informado pela SESA-PR na reunião, a SME confirmou a manutenção dos contratos da equipe que trabalha na unidade, enquanto não se efetiva a municipalização, sendo que já enviou também memorando para o Setor Administrativo e ao grupo de RH Setorial da Saúde para tratar sobre as questões trabalhistas.

A escola se manterá em atividade até a finalização do processo de municipalização, enquanto a pandemia não permitir o retorno das atividades escolares o coletivo das mães e dos pais solicitou o envio de atividades remotas para as crianças principalmente para aquelas que se encontram em fase de alfabetização.

O SindSaúde-PR continuará acompanhando de perto toda a tramitação do processo de municipalização da escola Cantinho Feliz, nas duas esferas (municipal e estadual).

Fonte: SindSaúde-PR